Nova matriz curricular da rede municipal é tema de audiência na Câmara

A nova matriz curricular da rede municipal de ensino de Natal está sendo tema de audiênciapública na Câmara Municipal nesta segunda-feira (13). A proposta, elaborada pelaSecretaria Municipal de Educação, está em fase de implementação nas escolas da capitalpotiguar e tem gerado debates entre educadores, especialistas, sindicatos e gestores.O vereador Professor Cláudio Custódio (PP), que preside a Comissão de Educação,Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara, participa da audiência e tem destacadoa importância de uma escuta ativa de planejamento conjunto com a comunidade escolar.


Inclusive entendimento do Prefeito Paulinho Freire a necessidade de considerar a realidadede cada escolas na implementação da nova matriz curricular. São avanços importantes,como a valorização da cultura local, o estímulo ao pensamento crítico e o uso dastecnologias educacionais. Mas toda mudança dessa magnitude precisa ser construída comquem está na ponta. Escutar os professores, os estudantes e as famílias é essencial paraque a proposta seja efetivada com eficácia”, afirmou Cláudio Custódio.


Durante a audiência, representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras emEducação Pública do RN (SINT/RN) estão apresentando questionamentos sobre a reduçãoda carga horária de disciplinas como Artes, Filosofia, Sociologia e Espanhol, e a ausênciade um processo mais amplo de escuta da rede.



A Secretaria Municipal de Educação defende que a nova matriz está alinhada à BaseNacional Comum Curricular (BNCC) e busca promover uma aprendizagem maissignificativa, com articulação entre áreas do conhecimento e foco nas competências do século XXI.


O vereador Cláudio Custódio reafirmou o compromisso da Comissão de Educação emacompanhar de forma ativa o processo, promovendo novos espaços de escuta e diálogo.papel do Legislativo é garantir que as políticas públicas sejam construídas comresponsabilidade e participação. Nosso objetivo é contribuir para uma educação públicamais forte, inclusiva e conectada com os desafios do nosso tempo”, destacou.