Jornalista Elizama Cardoso é homenageada com a Medalha Carlos Alberto

Em uma cerimônia marcada pela emoção e reconhecimento ao compromisso com acomunicação e a transformação social, a jornalista Elizama Cardoso recebeu, na CâmaraMunicipal, pelas mãos do vereador Cláudio Custódio, a Medalha Carlos Alberto.


A honraria foi proposta pela trajetória inspiradora da homenageada como símbolo deresistência, sensibilidade e impacto social através do jornalismo.“ É uma honra para mimrepresentar as mulheres da minha comunidade, minha família, amigos e pessoas sérias queacreditam na força do jornalismo como ferramenta de transformação social”, declarou.


Elizama é chefe de redação da Inter TV Cabugi e Inter TV Costa Branca, afiliadas da RedeGlobo no Rio Grande do Norte. Com uma carreira consolidada na televisão, ela carregauma história marcada pela superação: filha de mãe solo, foi a primeira da família a concluirum curso superior. Antes de ingressar na TV comercial, dedicou uma década à atuação emorganizações não governamentais, promovendo educação, cultura e comunicação paracrianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, tanto na capital quanto nointerior potiguar.


Durante sua trajetória no terceiro setor, participou da elaboração e desenvolvimento deprojetos premiados por instituições como o Ministério da Cultura, o Observatório de BoasPráticas em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e o Prêmio Itaú Unicef. Entreos destaques, estão a Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural, que capacita jovensna produção audiovisual, e o Museu Nísia Floresta, espaço dedicado à memória daescritora potiguar.



Além da atuação jornalística, Elizama também é documentarista, tendo trabalhado comroteiro, produção, direção e edição de obras que preservam a memória e a história local.


Ao entregar a medalha, o professor Cláudio Custódio ressaltou: “Elizama é uma escolhaque honra não apenas a comunicação potiguar, mas a luta cotidiana por um jornalismohumano, ético e transformador. Uma profissional brilhante e uma mulher inspiradora.”


A cerimônia contou também com a presença de outros jornalistas homenageados,familiares, colegas de profissão e representantes da sociedade civil, que celebraram pjornalismo profissional como um exemplo de comprometimento com o bem comum, com acultura e com a informação de qualidade.