Atletas do RN são destaque no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu

A medalha de ouro já é do RN e no dia 28 de janeiro já estarão aqui com o retorno dos nossos medalhistas. O atleta brasileiro Maycon Gabriel [@maycongabrielbjj1] trouxe para casa o título de Campeão Absoluto Adulto Livre no Europeu 2025, na Categoria Faixa Azul Adulto Meio Pesado, um dos principais campeonatos de jiu-jitsu do mundo, realizado em Portugal.


Ele foi acompanhado por Paulo Neto, outro jovem talento, ambos com 17 anos, que representam um verdadeiro exemplo de superação e dedicação. Nascidos e criados na Zona Norte de Natal, os dois fazem parte de um projeto social mantido há 10 anos pelo vereador Cláudio Custódio e pelo professor Emerson Martins, que transforma vidas por meio do esporte. Hoje, figuram entre os melhores lutadores de jiu-jitsu do Brasil na faixa-azul e embarcam para as competições mais importantes do mundo, levando consigo a esperança de medalhas e a vontade de quebrar recordes. “ Vocês não tem ideia do que representa para mim ver um atleta nossa provando que a garra potiguar é implacável.” Falou feliz o vereador Cláudio Custódio.


Os dois atletas potiguares são considerados exemplos de disciplina e dedicação, inspirando jovens de sua comunidade. “Para nós, é um sonho poder estar indo para essa competição tão importante. Queremos honrar o nosso estado e faremos tudo para trazer medalhas. Agradecemos a todos que acreditaram e vão torcer por nós!”, afirmou Maycon Gabriel, emocionado.


A promessa Paulo Neto, em ascensão no jiu-jitsu, já conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro e uma medalha no Sul-Americano. Conhecido por seu estilo técnico e agressivo, ele se tornou uma das grandes promessas do esporte no Rio Grande do Norte. “Trazer medalhas para o nosso Estado é uma honra. Temos atletas de muita garra aqui, só precisam de mais incentivo para fazer bonito lá fora”, declarou com entusiasmo.


A jornada de superação até o Europeu começou muito antes de entrarem no tatame. Para competir, os dois atletas e o técnico tiveram que buscar a logística mais econômica possível. A viagem incluiu um trajeto desafiador: ônibus de Natal para Recife, voo para Guarulhos, 24 horas de espera no aeroporto, voo para Madri e, finalmente, chegada a Lisboa.“


A luta já começa na dificuldade para conseguir competir. Aqui em Natal, temos atletas extremamente talentosos, mas enfrentamos muitas barreiras devido à falta de apoio do poder público. Só temos a agradecer aos amigos que acreditam no nosso trabalho e viabilizaram nossa ida”, afirmou Emerson Martins, técnico dos atletas e responsável pelo projeto social ao lado do vereador Cláudio Custódio.


Com compromisso e fé como combustível, esses jovens promissores vão longe. A expectativa é que o Campeonato Europeu seja um trampolim para alçar voos ainda maiores, levando o nome de Natal e do Brasil ao topo do jiu-jitsu mundial.


Os atletas já foram convidados para outra grande competição, o Pan-Americano, e precisam de apoio. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (84) 98778-2369.